Alimentos

Alimentos
alimentação saudável é a alimentação ou nutrição na qual deve-se comer bem e de forma equilibrada para que os adultos mantenham o peso ideal e as crianças se desenvolvam bem física e intelectualmente, dependendo do hábito alimentar. Adicionalmente, a alimentação saudável envolve a escolha de alimentos não somente para manter o peso ideal, mas também para garantir uma saúde plena. As dietas são rotinas alimentares que buscam atingir um determinado objetivo, e nem sempre vão ao encontro de conceito de alimentação saudável. Por exemplo, dietas restritivas, como a dieta do Dr. Atinas, não preenchem os critérios de alimentação saudável. A complementação ou implementação de vitaminas podem ser necessárias para que uma dieta seja realmente saudável, segundo estudos e consensos de especialistas. [1] A roda dos alimentos é constituída de sete grupos de alimentos com dimensões diferentes, representando a proporção do peso que, cada um deles, deveria ser presente na nossa alimentação diária. Muitos alimentos são utilizados na prevenção de doenças específicas ou para melhorar aspectos da saúde, sendo considerados alimentos funcionais. Uma dieta saudável é composta de proteínas, carboidratos, gorduras, fibras, cálcio e outros minerais, como também rica em vitaminas. É uma dieta variada, possui todos os tipos de alimentos, sem abusos e também sem exclusões. Essa dieta também constitui na variação dos tipos de cereais, de carnes, de verduras, legumes e frutas, alternando as cores dos alimentos. As vitaminas e minerais é que dão as diversas colorações aos alimentos. Para ter uma alimentação saudável, é importante consumir diferentes tipos de alimentos e nutrientes; e a soja e seus alimentos fonte proporcionam alguns desses nutrientes. A soja é um dos vegetais com maior valor nutritivo devido a sua quantidade de proteínas – nutriente normalmente encontrado em alimentos de origem animal. A composição do grão da soja pode depender do plantio e conter cerca de 40 a 45% de proteína, 18 a 20% de lipídios, 30 a 34% de carboidratos (glicose, frutose e sacarose, fibras). Além disso, o grão apresenta um ótimo perfil lipídico, com ácidos graxos poli insaturados, o que contribui para a saúde cardiovascular.

segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Argila e seus benefícios

A argila branca é a que contém mais alumínio e um pH similar ao da pele. Ela é indicada para peles sensíveis e desidratadas. Possui poder de clareamento, tem ação cicatrizante e suavizante, absorve a oleosidade, revitaliza e hidrata a pele e tem capacidade de catalisar reações metabólicas.

A argila vermelha hidrata e previne o envelhecimento da pele, pois é rica em cobre e óxido de ferro, que tem um importante papel na respiração das células e na elasticidade da pele. Age como secativa e regula a micro circulação cutânea. É muito usada em tratamentos anti -idade e  como redutora de medidas.

A argila rosa, que é uma mistura das duas primeiras, é extremamente suave e, por isso, indicada para peles sensíveis. Possui ação cicatrizante, revitalizante, hidratante, suavizante e desinfetante.

A argila verde é  que possui a maior diversidade de elementos. Possui um pH neutro e é indicada para peles acneicas e oleosas, pois controla a oleosidade da pele, limpa as impurezas, esfolia, melhora a circulação periférica, combate cravos e espinhas, atenua manchas, nutre, absorve toxinas, é cicatrizante e bactericida, tem ação secativa e regula a produção sebácea.

A argila preta ( ou lama negra), meu sonho de consumo, tem uma quantidade maior de enxofre e por isso é indicada para quem tem oleosidade excessiva ( eu!). Ela desintoxica  a pele, clareia manchas, renova a pele e  tem ação anti-inflamatória, anti-oxidante, anti-seborreica e adstringente.

A argila cinza contém, em média, 60% de sílica ( música para os meus ouvidos!) e é indicada para peles oleosas e manchadas. É a que tem o pH mais alcalino, é secativa, absorvente, esfoliante, clareia manchas e combate cravos e espinhas ( pois contém titânio ). Além disso, é um antioxidante natural que retarda o envelhecimento da pele.

A argila marrom é, assim como a preta, bastante rara. Ela é bastante eficaz no tratamento da acne e possui efeito rejuvenescedor. Atua ativando a circulação, purificando, tonificando, amenizando manchas, controlando a oleosidade, equilibrando a produção sebácea e revitalizando a pele.

A argila bege é uma mistura da marrom com a branca e é bem suave. Ela revitaliza a pele, esfolia, desintoxica, combate cravos e espinhas, ameniza manchas e hidrata a pele.

A argila dourada possui sílica e  é indicada para peles maduras e cansadas. É tonificante, rejuvenescedora, melhora a circulação sanguínea e possui efeito tensor

Nenhum comentário:

Postar um comentário