Alimentos

Alimentos
alimentação saudável é a alimentação ou nutrição na qual deve-se comer bem e de forma equilibrada para que os adultos mantenham o peso ideal e as crianças se desenvolvam bem física e intelectualmente, dependendo do hábito alimentar. Adicionalmente, a alimentação saudável envolve a escolha de alimentos não somente para manter o peso ideal, mas também para garantir uma saúde plena. As dietas são rotinas alimentares que buscam atingir um determinado objetivo, e nem sempre vão ao encontro de conceito de alimentação saudável. Por exemplo, dietas restritivas, como a dieta do Dr. Atinas, não preenchem os critérios de alimentação saudável. A complementação ou implementação de vitaminas podem ser necessárias para que uma dieta seja realmente saudável, segundo estudos e consensos de especialistas. [1] A roda dos alimentos é constituída de sete grupos de alimentos com dimensões diferentes, representando a proporção do peso que, cada um deles, deveria ser presente na nossa alimentação diária. Muitos alimentos são utilizados na prevenção de doenças específicas ou para melhorar aspectos da saúde, sendo considerados alimentos funcionais. Uma dieta saudável é composta de proteínas, carboidratos, gorduras, fibras, cálcio e outros minerais, como também rica em vitaminas. É uma dieta variada, possui todos os tipos de alimentos, sem abusos e também sem exclusões. Essa dieta também constitui na variação dos tipos de cereais, de carnes, de verduras, legumes e frutas, alternando as cores dos alimentos. As vitaminas e minerais é que dão as diversas colorações aos alimentos. Para ter uma alimentação saudável, é importante consumir diferentes tipos de alimentos e nutrientes; e a soja e seus alimentos fonte proporcionam alguns desses nutrientes. A soja é um dos vegetais com maior valor nutritivo devido a sua quantidade de proteínas – nutriente normalmente encontrado em alimentos de origem animal. A composição do grão da soja pode depender do plantio e conter cerca de 40 a 45% de proteína, 18 a 20% de lipídios, 30 a 34% de carboidratos (glicose, frutose e sacarose, fibras). Além disso, o grão apresenta um ótimo perfil lipídico, com ácidos graxos poli insaturados, o que contribui para a saúde cardiovascular.

terça-feira, 1 de março de 2016

Sanduíche, veja o que acontece com seu organismo.

Isto é o que acontece com seu corpo depois de comer um Big
Mac
Seu alto conteúdo de sódio e calorias faz com que os níveis de glicose disparem e que sintamos uma necessidade irrefreável de consumir mais fast-food.

Os alimentos de fast-food são deliciosos e parecem ser muito convenientes para aqueles momentos nos quais não temos tempo para cozinhar em casa.

No entanto, já há muito tempo se sabe que esta não é uma boa opção de alimentação, já que estes lanches tendem a conter elevados níveis de gorduras saturadas, sódio e açúcares refinados que, ao chegar ao organismo, podem gerar vários danos, sendo além disso, uma das principais causas de sobrepeso e obesidade.

Há um tempo atrás, o Big Mac do McDonalds chegou ao público para conquistar os paladares com “dois hambúrgueres, alface, queijo e molho especial, cebola, picles e um pão com gergelim”, de acordo com o site da empresa.

Porém, atrás deste irresistível hambúrguer, que hoje em dia é um dos mais consumidos no mundo, existe um elevado conteúdo de calorias e gorduras saturadas que podem afetar a saúde, inclusive, imediatamente depois de ser consumido.

Para alertar a todos os consumidores deste produto estrela do McDonalds, a página FastFoodMenuPrice reuniu em uma infografia o que ocorre no organismo depois de consumir o Big Mac.

Cuidado! Seus efeitos podem se pronunciar depois de poucos minutos após a primeira mordida.

Depois de 10 minutos de comer um Big Mac: você se sente bem, mas…


Um Big Mac, com queijo e molho, contém 540 calorias que desencadeiam de imediato dois efeitos: o primeiro é um incremento anormal nos níveis de açúcar no sangue.


O outro é a ativação dos sistemas de recompensa do cérebro, o qual libera dopamina, conhecida como o hormônio do prazer e da felicidade.

Esse efeito, similar ao que o vício de drogas gera, é o que faz com que depois de comermos o sanduíche pensemos: “Que hambúrguer tão saboroso!”.

Depois de 20 ou 30 minutos: você deseja comer mais


Os altos níveis de xarope de milho rico em frutose e seu elevado conteúdo de sódio nos fazem sentir o desejo de querer comer um pouco mais.

Ambas as substâncias estão caracterizadas como viciantes, razão pela qual não é estranho que gerem ansiedade.

Mas o pior não acaba ai. O Big Mac contém cerca de 970 miligramas de sódio, que ao chegarem ao organismo provocam desidratação e com isso uma alteração na função renal e do coração.


Pode influenciar no aumento da pressão arterial, da diabetes e da obesidade.

Depois de 40 minutos: descontrole dos níveis de glicose
É muito provável que ainda  sinta ansiedade por comer mais. Ao comer um produto tão rico em calorias, se perde o controle sobre os níveis de açúcar no sangue, o que se traduz em um forte desejo por ingerir mais fast-food.

Um Big Mac aporta um pouco mais de 25% da quantidade de calorias diárias recomendadas para um adulto, o que altera a função do pâncreas e reduz a glicose, gerando uma sensação de fome quase incontrolável.

Além disso, o trato gastrointestinal absorve muito rápido o xarope de milho rico em frutose, provocando picos de insulina que tornam a ansiedade mais intensa.

Veja também: Como desintoxicar o pâncreas de modo natural

Depois de 60 minutos: uma digestão lenta


Geralmente o organismo precisa entre 24 e 72 horas para digerir os alimentos. No entanto, o elevado conteúdo de gordura de um Big Mac torna mais complicado este processo, razão pela qual a digestão pode tarde até mais de três dias.


Na verdade, dependendo da dieta que a pessoa leve, a gordura trans pode demorar até 51 dias para ser completamente digerida.

Esse elevado conteúdo de gorduras é o que vem aumentando a taxa de pessoas com doenças do coração, obesidade, câncer e diabetes.

Na Espanha, o Big Mac tem 25 gramas de gorduras totais, o que equivale a 37% da quantidade diária recomendada. De tal quantidade, um total de 10 gramas é do tipo saturado, que existe de forma natural nos alimentos de origem animal como a ca

Nenhum comentário:

Postar um comentário